20 julho 2016

Jornal da Maré (3ª edição) - Jornada Criança: Identidade, Ancestralidade, Povos e Comunidades Tradicionais.

Na última quinta-feira (14/07/2016), a Ação Comunitária Caranguejo Uçá concluiu mais uma Jornada Temática (Criança: Identidade, Raça, Ancestralidade, Povos & Comunidades Tradicionais). Durante a manhã, jovens da Ilha de Deus participaram de uma Oficina de Capoeira Angola com o Mestre Caíca (Herança de Angola) e tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, vivenciando os saberes ancestrais contidos na Capoeira. Onde buscou-se fazer uma reflexão coletiva, interagindo os elementos políticos e sociais contidos nas manifestações afrodescendentes, com as nossas práticas culturais, cotidianas e comunitárias. Trabalhou-se por meio da história, musicalidade e movimentos da Capoeira Angola, fortalecendo e afirmando a nossa identidade de comunidade Tradicional Pesqueira

No período da tarde, demos início a gravação da 3ª edição do Jornal da Maré. O programa apresentado por Edson Fly e Roger de Renor, gravado no anfiteatro da sede do Caranguejo Uçá, convidou: Mestra Joana (Maracatu Nação Encanto do Pina), Mestre Caíca (Capoeira Herança de Angola), Verônica Alves (COMVIVA), Marcelo Tompson (Associação Cultural Nação de Oxalá), Kcal Gomes (Livroteca Popular Brincante do Pina) e Batman (Batuqueiros do Silêncio). Na platéia também estiveram presentes representantes do: GAJOP, MTST, SINTRACI, Brigadas Populares, Instituto Bioma Brasil, Direitos Urbanos, Banco Comunitário, Mulher Virtuosa e Faculdade Universo, além de membros da comunidade Ilha de Deus e de outros bairros do Recife.

Ao longo do programa convidados e convidadas apresentaram as realidades enfrentadas pelas instituições dentro das suas áreas de atuação e comentaram sobre como os trabalhos precisam avançar, no que se refere à garantia dos direitos da criança. Em uma tarde de intenso debate, podemos ter conhecimento da dificuldade de por o Estatuto da Criança e Adolescente em prática, após uma reflexão de que o Estado encarcera e mata cotidianamente seus jovens, sobretudo a juventude negra. Diálogos sobre esse tema, ainda são escassos nos meios de comunicação convencionais, por isso, faz-se necessário ampliar esse debate nas redes entre instituições de outras comunidades tradicionais.


Caranguejo Uçá é Arte & Solidariedade.