23 julho 2015

Iº Seminário Internacional de Organização Popular: Pensando Resistências, Construindo Territórios

Acreditando que organizar a Comunidade é o principal caminho pra enfrentrar os inúmeros problemas que a cercam, é que acontece o:  - Iº Seminário Internacional de Organização Popular: Pensando Resistências, Construindo Territórios  -
Uma boa oportunidade de reticular o movimento social, sem interferências do Estado/ Executivo!
Pois nas últimas duas décadas, os movimento sociais ficaram dependentes/reféns ou atrelados nas participações em intervenções deste porte, quando o Governo, por diversos motivos, organizavam.
Nesta caso, não!
Iniciativas advindas de sentimento e necessidade do núcleos, grupos organizados, e cidadãos e cidadãs de se reaproximarem juntos aos objetivos comunitários, que não são poucos, diga-se de passagem!
E juntos sanarem os anseios de uma sociedade mundial que dialogue entre si, buscando soluções nas vivências diversas que possibilitemo avanço no campo social !
Venha, organize-se e participe conosco.
Maiores informações:

+55 81 9 8862 2062

"CARANGUEJO UÇÁ É ARTE E SOLIDARIEDADE"



22 julho 2015

Defensoria Pública na Radio Boca da Ilha


Na última terça-feira (21/07/2015), tivemos a visita do promotor da Defensoria Pública Estadual Adriano Galvão que participou do programa Som e Ação na Rádio Boca da Ilha. Em síntese, fizemos um bate-papo sobre assuntos como: redução da maior idade penal, Medida Provisória 664 e 665, além do Decreto Federal 8.425 que alteram direitos trabalhistas de pescadores e pescadoras. O promotor enfatizou que a Defensoria se posiciona de forma contrária à redução da maior idade penal, pois entende que tal alteração não sanará a questão da violência no Brasil, mas entende que talvez seja necessária uma reformulação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Com relação ao Decreto e as Medidas Provisórias, Adriano explicou que por se tratar de justiça trabalhista, não é de competência da Defensoria Pública Estadual, e sim da Defensoria Pública da União, conforme estabelecido pela Constituição Federal. Durante o programa o morador Marcilon veio até a Rádio para questionar o promotor sobre a paralisação das obras de qualificação urbana da Ilha de Deus, explicando que algumas famílias encontram-se no auxílio moradia há alguns anos. O promotor alegou não conhecer a situação, mas orientou a população a formar uma comissão para buscar uma saída amigável com os órgãos responsáveis pela realização das obras. Adriano explicou sobre as competências do órgão estadual e anunciou que o Programa Defensoria Amiga da Comunidade estará presente no Centro Social Urbano da Imbiribeira no dia 01 de Agosto das 08 às 12 horas. Na ocasião, estarão presentes três defensores públicos atendendo às comunidades da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira em questões referentes a processo penal, processo civil, divórcios litigiosos e pensão alimentícia. A Ação Comunitária Caranguejo Uçá agrade a Assistente Social Bianca Alheiros (COONSULT) por esta parceria com a Defensoria Pública Estadual de Pernambuco.

Atendimento ao público:


 0800-081-0129 (08:00-14:00) 3182-3700
Av. Cde da Boa VIsta, Ed Apolônio Sales

Caranguejo Uçá é arte e solidariedade:


Construindo Direitos: No ar !!

O programa de hoje traz a discussão dos Territórios Pesqueiros:
Assunto pertinente não só ao pescador, essa instituição secular,
mas a toda sociedade, pois os rios e o ofício da pesca é ignorado
por orgãos ditos públicos e polo próprio homem, na sociedade atual!
Rodrigo Lima, Edson Fly e Elinton Sacramento no ar!!!




17 julho 2015

Radio Boca da Ilha: Construindo Direitos



Na manhã desta quarta-feira 15/07/2015 o núcleo de comunicação Caranguejo Uçá deu início ao Programa Construindo Direitos. O programa é semanal e vai ao ar todas as quartas de 09:00 às 11:00 na Rádio Comunitária Boca da Ilha. Com o objetivo de debater sobre temáticas ligadas ao direito, em cada edição do programa, contaremos com convidad@s profissionais, militantes ou ativistas que atuam na área, além de representantes das instituições da Ilha de Deus.

Em sua estreia, o programa trouxe o debate sobre a Redução da Maior Idade Penal. Estiveram presentes: Ana Mirtes e Maria de Fátima (Poupança Comunitária – Ilha de Deus) e Léo Machado (FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional). Na ocasião, foram debatidos assuntos como: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que essa semana completou 25 anos de criação; a FUNASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo; Extermínio da população jovem negra; Programas Policialescos na Rádio e TV;

O debate contou com as opiniões d@s participantes que através de suas experiências em instituições de Assistência Social expuseram sobre a negação dos direitos estabelecidos pelo ECA, o cumprimento de medidas socioeducativas em unidades da FUNASE, a conjuntura sócio-econômica em que jovens se encontram antes de confrontarem a lei, o poder da mídia e a estigmatizacão das comunidades periféricas suburbanas, além de legisladores conservacionistas.






ACCU: Planejamento e reorganização de metas!

No escritório da SAGA buscamos com a empresária Edna Claudino, a melhor forma de articular nossas ações em determinado projetos. Sua experiência em ações do mesmo porte nos orientaram e vem fortalecendo ainda mais esta parceria. Elisângela Nascimento, Edson Fly, Rodrigo Lima, Edna Claudino, Hamilton Tenório e Terezinha Filha via Web!
Comunidade como força presente,
Caranguejo Uçá é arte e solidariedade.

07 julho 2015

ACCU: Planejando, discutindo e agendando ações em Coletivo !

07/07/15: Nesta manhã, desta terça-feira, recebemos em nossa sede, na Ilha de Deus, o Profº Tarcisio Quinamo, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco e Severino Biu, da Comissão Pastoral dos Pescadores do Nordeste, no intuito de articularmos ações politico-educativas, assim como de reflexões, voltadas para os territórios pesqueiros, assunto em comum de nossas pautas particulares, e agora tornando-se mais que coletiva. Recebemos o convite para o Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade Sócio Ambiental: Educação e Governança, convite para participar da Mesa e Cine Debate para mostrar um pouco de nossas Práticas de educação não formal em territórios pesqueiros. Além disso, o momento foi propício para fazermos uma breve roda de diálogo que entre tantos assuntos conversamos sobre Politicas Públicas e estratégias e articulação de redes de informação que conecte estes territórios pesqueiros. Assim como também despertamos a necessidade de promover em coletivo, um encontro que possibilite dialogar com as  comunidades pesqueiras do Recife, afim de refletir a pesca no espaço urbano.
Gostaríamos de agradecer a visita aos ilustres amigos-ativistas e disponibilizar com nossa total pré disposição em busca de ferramentas cada vez mais construtivas, na luta para o emponderamento da social dos territórios pesqueiros.

Caranguejo Uçá é Arte e Solidariedade !!!